Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Acessos: 13351

Histórico da Diretoria de Abastecimento


O Decreto nº 3.652, de 7 de novembro de 2000 é o marco inicial da reestruturação da “Logística Militar Terrestre” do Exército Brasileiro, sendo que o dia e o mês deste Decreto é a data que se comemora o aniversário da Diretoria de Abastecimento (D Abst).

O mencionado Decreto teve por finalidade criar o antigo Departamento Logístico (D Log), bem como a Diretoria de Suprimento, que herdou os encargos das extintas Diretorias de Material de Intendência, de Subsistência, de Remonta e Veterinária, além de parte dos encargos das Diretorias de Motomecanização (em relação ao combustível) e de Armamento e Munição (em relação à munição).

A partir de 18 de junho de 2008, data da publicação da Portaria nº 053–EME, foi aprovada a Diretriz para a Reestruturação do D Log e sua transformação em Comando Logístico (COLOG) e numa segunda fase, por meio do Decreto nº 6.710, de 23 de dezembro de 2008, foi formalizada a estrutura do atual Órgão de Direção Setorial da Logística do Exército de Caxias e, por consequência, a Diretoria de Suprimento passou a denominar-se Diretoria de Abastecimento.

Como órgão de apoio técnico normativo, subordinado ao COLOG, a D Abst é incumbida de prever e prover, no campo da atividade logística de suprimento, os recursos e serviços de sua competência necessários ao Exército. O Regulamento do Comando Logístico (R-128) prevê, em seu artigo 9º, as atribuições da Diretoria, ou seja:

- “Compete à D Abst prever e prover os recursos e serviços necessários ao suprimento e à manutenção relativos às classes I (material de subsistência), II (material de intendência), III (combustíveis), V (munições), X (materiais não incluídos em outras classes) e de Remonta e Veterinária”.

Fim do conteúdo da página

Strict Standards: Non-static method JApplication::getCfg() should not be called statically in /var/www/dabst/site/templates/padraogoverno01/helper.php on line 305